quarta-feira, 31 de julho de 2013

"EU POSSO FAZER MAIS QUE ISSO!?”


Eu posso fazer mais que isso!   A mãe de 26 anos parou ao lado do leito de seu filhinho, que estava morrendo de leucemia. Embora o coração dela estive pleno de tristeza e angústia, ela também tinha um forte sentimento de determinação Como qualquer outra mãe, ela gostaria que seu filho crescesse e realizasse seus sonhos. Agora, isso não seria mais possível, por causa da leucemia terminal. Mas, mesmo assim, ela ainda queria que o sonho de seu filho se transformasse realidade. Ela tomou a mão de seu filho e perguntou, "Billy, você alguma vez já pensou o que você gostaria de ser quando crescer? Você já sonhou o que gostaria de fazer com sua vida?" "Mamãe, eu sempre quis ser um
bombeiro quando eu crescer." A mãe sorriu e disse " Vamos ver se podemos transformar esse sonho em realidade." Mais tarde, naquele mesmo dia, ela foi ao Corpo de Bombeiros local, na cidade de Phoenix, Arizona, onde se encontrou com um bombeiro de enorme coração, chamado Bob. Ela explicou a situação de seu filho, seu último desejo e perguntou se seria possível dar ao seu filhinho de seis anos uma volta no carro dos bombeiros em torno do quarteirão. O bombeiro Bob disse "Veja,
NÓS PODEMOS FAZER MAIS QUE ISSO! Se você
estiver com seu filho pronto às sete horas da manhã, na próxima quarta-feira, nós o faremos um bombeiro honorário por todo o dia. Ele poderá vir para o quartel, comer conosco, sair para atender as chamadas de incêndio!" E se você nos der as medidas dele, nós conseguiremos um uniforme verdadeiro para ele, com chapéu, com o emblema de nosso batalhão um casaco amarelo igual ao que vestimos e botas também. Eles são todos confeccionados aqui mesmo na cidade e conseguiremos eles rapidamente. Três dias depois, o bombeiro Bob pegou o garoto Billy, vestiu-o em seu uniforme de bombeiro e escoltou-o do leito do hospital até o caminhão dos bombeiros. Billy ficou sentado na parte de trás do caminhão, e foi levado até o quartel central. Ele estava no céu. Ocorreram três chamados naquele dia na cidade de Phoenix e Billy acompanhou todos os três. Em cada chamada ele foi em veículos diferentes: no caminhão tanque, na van dos paramédicos e até no carro especial do chefe do corpo de bombeiros. Ele também foi filmado pelo programa de televisão local. Tendo seu sonho realizado, todo o amor e atenção que foram dispensadas a ele acabaram por tocar Billy tão profundamente que ele viveu três meses mais que todos os médicos haviam previsto. Uma noite, todas as suas funções vitais começaram a cair dramaticamente e a enfermeira-chefe, que acreditava no conceito de que ninguém deveria morrer sozinho, começou a chamar ao hospital toda a família. Então, ela lembrou do dia que Billy tinha passado como um bombeiro, e ligou para o chefe e perguntou se seria possível enviar algum bombeiro para o hospital naquele momento de passagem, para ficar com Billy. O chefe dos bombeiros respondeu "NÓS PODEMOS FAZER MAIS QUE ISSO! Nós estaremos aí em cinco minutos. E faça-me um favor? Quando você ouvir as sirenes e ver as luzes de nossos carros, avise no sistema de som que não se trata de um incêndio. É apenas o Corpo de Bombeiros vindo visitar, mais uma vez, um de seus mais distintos integrantes. E você poderia abrir a janela do quarto dele? Obrigado!" Cinco minutos depois, uma van e um caminhão com escada Magirus chegaram no hospital, estenderam a escada até o andar onde estava Billy e 16 bombeiros subiram pela escada até o quarto de Billy. Com a permissão da mãe, eles o abraçaram e seguraram e falaram para ele o quanto eles o amavam. Com um sopro final, Billy olhou para o chefe e perguntou "Chefe, eu sou mesmo um bombeiro?" "Billy, você é um dos melhores", disse o chefe. Com estas palavras, Billy sorriu e fechou seus olhos pela última vez. E você, diante da vida, do pedido de seus amigos, filhos e parentes, tem respondido "EU POSSO FAZER MAIS QUE ISSO!?”
 
"Reflita se  sua vida tem sido em serviço ao próximo,  tome uma decisão hoje mesmo".


Queira você, também, ser um bombeiro!

terça-feira, 30 de julho de 2013

O que é ser bombeiro?

Ser bombeiro é:
• mais do que ter uma profissão, é ser sacerdote da vida. É seguir o verdadeiro princípio cristão de amar as Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a si mesmo;
• é doar sua vida, voluntariamente, para salvar a vida do seu próximo, que está necessitado de salvação;
• é dar a mesma importância a um gatinho aflito encima de uma árvore e a um ser humano preso nas ferragens de um veículo acidentado, pois todos são obras divinas de Deus e possuem o dom da vida, vida que necessita de ajuda num momento muito difícil de sua existência.
Ser bombeiro é ter a fé que a sua recompensa pelo seu valoroso serviço virá pelo sorriso de uma pessoa aliviada de sua aflição, do olhar doce daquele quem acaba de ser salvo de um acidente ou de um desastre ou apenas pelo simples, mas significativo, "obrigado" daquele que foi resgatado do meio da morte, para retornar à vida.
Um bombeiro não tem medo da morte, pois de lutar com ela vem o seu sustento. Ele sabe que tem hora para sair de casa para exercer seu dom, de salvar vidas, mas nunca tem certeza que irá voltar para o seu lar, são e salvo.
Ele doa a sua vida pela vida do seu próximo. Existe honra maior do que está? Creio que não. É desta honra que sua alma é nutrida, pois sem ela de nada vale a sua existência.
Ser bombeiro é estar perto de Deus e ser seu fiel ajudante, no sentido de guardar e proteger a sua mais perfeita criação, o ser humano e demais seres vivos, e manter acesa a chama do seu maior dom, a Vida.
Queira você, também, ser um bombeiro!

segunda-feira, 29 de julho de 2013

TESTE DE APTIDÃO FÍSICA EM DÁRIO MEIRA E IBIRATAIA

Dário Meira e Ibirataia no dia 27 de julho realizaram as inscrições para o curso de Bombeiro Civil que é oferecido pelo Instituto de Formação de Bombeiros Civis Norte- Sul Ba. 
A ONG tem por objetivo proporcionar atividade de formação profissional, educativa, ética e moral aos jovens visando uma maior competitividade no mercado de trabalho, e lutando por melhor qualidade de vida e conquista de sua cidadania. A mesma conta com a parceria do Banco do Brasil e da Petrobrás, e já realiza gratuitamente o Curso de Bombeiro Civil na cidade de Ipiaú, Barra do Rocha e Ubatã.


ATENÇÃO ALUNOS DE DÁRIO MEIRA E IBIRATAIA!


O PRIMEIRO DIA DE TESTE DE APTIDÃO FÍSICA SERÁ NO SÁBADO (03) EM DÁRIO MEIRA E DOMINGO(04) EM IBIRATAIA.
EM DÁRIO MEIRA O LOCAL É NO ESTÁDIO JUVINO RODRIGUES.
EM IBIRATAIA O LOCAL SERÁ DIVULGANDO AQUI NO BLOG ATÉ QUARTA-FEIRA (31) FIQUE LIGADO!!
É IMPORTANTE ESTAR BEM ALIMENTADO E USAR ROUPA LEVE NÃO MUITO CURTA E TÊNIS. 
OS ALUNOS DE IBIRATAIA QUE NÃO ENTREGARAM O HISTÓRICO ESCOLAR OU ATESTADO DE FORMAÇÃO, POR FAVOR, PROVIDENCIAR, QUE NO DOMINGO SERÁ COBRADO. 


QUALQUER DUVIDA ENTRA EM CONTATO. 
DÁRIO MEIRA: (73) 8857-4580
EMAIL: rildo_tonia@hotmail.com
IBIRATAIA:(73) 99045569 - 81027812
EMAIL: marcelomartinis1@gmail.com  - 

domingo, 28 de julho de 2013

DÁRIO MEIRA: O TESTE DE APTIDÃO FÍSICA MARCADO PARA QUINTA-FEIRA FOI TRANSFERIDO PARA SÁBADO..


NOTA DA DIREÇÃO


A Direção do Instituto de Formação Bombeiro Civil de Dário Meira em Parceria com a Prefeitura Municipal de Dário Meira informa 
que o teste de aptidão física marcado para quinta-feira foi transferido para o próximo sábado. Pois assim será possível que todos os profissionais necessários para o teste esteja presente. Sábado, dia 03 de agosto de 2013 ás 07:00h da manhã,
Local: Estádio Juvino Rodrigues (Campo de Futebol de Dário Meira).
Todos os inscritos para o curso de bombeiro civil deverão comparecer alimentados e com traje de malhação. Sugerimos calça agasalho ou similar, camiseta e tênis.
 
Queira você, também, ser um bombeiro civil!comprar da china 

Desde já expressamos nossos  votos de agradecimento.

Regional Instituto de Formação Bombeiro Civil Norte e Sul -Ba

DÁRIO MEIRA: realizou neste sábado (27) inscrições para Curso de Bombeiro Civil

Pensando na capacitação de jovens da região e qualificação profissional dos mesmos para o mercado de trabalho, o Instituto de Formação de Bombeiros Civis de Dário Meira – BA realizou neste sábado (27/07), as inscrições para o Curso de Bombeiro Civil na cidade em parceria com a prefeitura municipal. O curso em questão atende jovens de 18 a 25 anos de idade que já tenham concluído do Ensino Médio. A ONG tem por objetivo proporcionar atividade de formação profissional, educativa, ética e moral aos jovens visando uma maior competitividade no mercado de trabalho, e lutando por melhor qualidade de vida e conquista de sua cidadania. A mesma conta com a parceria do Banco do Brasil e da Petrobrás. em Dario Meira as inscrições foram realizadas no Centro Educacional de Dário Meira – CEDM; no período das 8:00h às 13:00h deste sábado (27/07). Pois as vagas acabaram nesse periodo.
Equipe de Bombeiros de Dário Meira de Vermelho.

quarta-feira, 17 de julho de 2013

NOTA DA DIREÇÃO



A direção do Instituto de Formação de Bombeiros Civis pede aos alunos que orem em prol do reestabelecimento do filho da vice-presidente, Denise Queiroz, que está hospitalizado na clinica São Roque, situada no município de Ipiaú.

A DIREÇÃO AGRADECE O APOIO.

Ipiaú: Alunos do Curso de Bombeiros Civis recebem material didático (Barra do Rocha News)

A Secretária de Saúde Jamine Barros é a grande parceira do Curso em Ipíaú


Alunos do Curso de Bombeiros Civis receberam apostilas referente a formação




Na manhã desta sexta-feira (11), na Câmara de Vereadores de Ipiaú, os aspirantes a Bombeiros Civis receberam das mãos da Primeira Dama e da Secretária de Saúde do município o material didático necessário para darem seguimento ao curso. Estiveram presentes a vice-presidente do instituto, a Sra. Denise Queiroz, e demais representantes do mesmo.

Segundo informações do mestre-condutor e dirigente de ensino, Leonarde Deiró, os alunos de Ipiaú devem ser gratos ao empenho e dedicação da Dra. Jamine Barros, Secretária de Saúde de Ipiaú, tendo em vista que o curso de formação de Bombeiro Civil tem contado com total apoio da mesma desde o início de suas atividades. “Esse é um momento muito importante para o curso, pois os alunos terão um apoio teórico-didático dos assuntos abordados, sendo de extrema importância o estudo de todo material para a vida pessoal e profissional dos alunos. É hora de unir a prática com a teoria na formação de Bombeiros Civis bem capacitados”, Informou Deiró.

A primeira turma do Curso Profissionalizante de Bombeiros Civis na cidade de Ipiaú conta com a participação de 49 (quarenta e nove) alunos, sendo que as capacitações e treinamentos acontecem diariamente em prol do bom condicionamento físico e maior capacitação do profissional da área. Vale salientar que a cidade de Ipiaú foi a pioneira dentre as cidades circunvizinhas que hoje realizam o curso, a exemplo de Ibirataia, Barra do Rocha e Ubatã.

Durante 24 horas, aspirantes de Bombeiros Civis enfrentaram chuva e frio durante atividades de resgate socorrista (Barra do Rocha News)

Foram cerca de 24 horas de muita aventura, onde longe da comodidade dos lares e sem qualquer mordomia, exatos 112 (cento e doze) alunos do Curso de Bombeiros Civis da cidade de Barra do Rocha, Ubatã e Ipiaú, participaram de aula prática de resgate socorrista e aprimoramento de técnicas passadas para o bom andamento do trabalho realizados por um bombeiro. Tal atividade aconteceu em uma fazenda situada a cerca de 5km de Barra do Rocha iniciando às 14h do sábado (13) e finalizando às 12h do domingo (14), onde os aspirantes enfrentaram chuva e frio e mostraram mais uma vez dedicação e bom condicionamento físico.












Inicialmente, os responsáveis pelas atividades (mestres condutores, preparadores físicos e enfermeiros), apresentaram o regulamento com as instruções a serem seguidas ao logo das atividades, que foi uma verdadeira situação de perigo acompanhado com o desejo de salvar vidas de cada um presente no local. Durante a noite, aconteceram diversas atividades na mata e roça de cacau, onde os bombeiros simulavam ocasiões de acidentes e pronto socorrismo, prova de rastejamento e mobilização, inclusive com tempo de prova a ser executado e para dificultar os trabalhos, encontrar uma vítima em meio a escuridão no meio da mata.

Treinamento de imobilização


Rastejamento



Marcha/ Ordem Unida




"Tenho certeza que deste curso sairão grandes profissionais na área de bombeiros civis, e isso foi comprovado na determinação de cada participante desta etapa difícil, embora de grande valor para o curso. Cada atividade de resgate socorrista concluída era motivo de comemoração, pois os alunos estão sabendo fazer a relação teoria x prática e através do bom condicionamento físico, alimento regrado e do trabalho psicológico individual, conseguiram vencer grandes obstáculos, que certamente enfrentarão na profissão futura. Estão todos de parabéns!” Declarou Deiró, um dos mestres-condutores.

Retorno das atividades realizada na mata durante a madrugada 







Durante as atividades não deixaram de ocorrer alguns pequenos acidentes, nada que atrapalhasse ou desanimasse os aspirantes à bombeiros civis, que seguiram a risca todas as atividades realizadas pelo Instituto de Formação de Bombeiros Civis em Defesa da Vida Regional Norte e Sul-BA.

terça-feira, 9 de julho de 2013

Alunos do Curso de Bombeiros Civis iniciam Curso de Técnicas de Segurança do Trabalho - BR News (09/07/2013)


Engenheiro Everson Moura durante aula na cidade de Ubatã

Everaldo Moura durante aula de técnicas de redação em Ubatã



Conforme previsto e divulgado pelo Portal BR News, iniciou nesta segunda (08) nas cidades de Ubatã e Ipiaú, o Curso de Técnicas de Segurança do Trabalho (lembrar matéria); uma iniciativa do Instituto de Formação de Bombeiros Civis em Defesa da Vida Região Norte e Sul – BA visando a prática de prevenção dentro da área e a formação de profissionais para o mercado de trabalho. Curso tem por objetivo a adoção de estratégias que levam os trabalhadores a desenvolver atitudes conscientes para o trabalho seguro durante a realização de suas atribuições. 


Além da grade curricular imposta pelo curso, foram incluídas aulas de técnicas de redação e conhecimentos de engenharia na área de construção civil, algo que ajudará bastante os alunos dentro e fora da profissão de bombeiros civil. Durante apresentação dos profissionais, respectivamente o Sr. Everson Nery Moura (Engenheiro Civil e Gerente de Produção da JCL Empreendimentos) e o Sr. Everaldo Nery dos Santos Moura; os alunos puderam fazer diversos questionamentos. 

Aula de técnicas de Redação a cidade de Ipíaú

Aula sobre prevenção na área de edificações em Ipiáu

Já na primeira aula, foi apresentado de forma sucinta aos alunos a necessidade de uma visão panorâmica da estrutura e raciocínio lógico e rápido da área antes que os mesmos entrem na edificação, além da discussão sobre reserva técnica de combate a incêndio e possíveis materiais que eles podem encontrar em um atendimento socorreste na área de construção civil. Referente as técnicas de redação, o professora bordou de forma resumida a importância do conhecimento de redação para facilitação da comunicação no exercício da profissão, assim como em sua vida cotidiana, englobando concursos e vestibulares. 


Em Barra do Rocha, as aulas iniciam nesta terça-feira (09) no Colégio CEMMO a partir das 19:00h, sendo que todos os alunos do curso deverão participar desta importante ação.

sábado, 6 de julho de 2013

Com mais de 100 inscritos, Curso de Bombeiro Civil foi iniciado em Ubatã - Reportagem BR News (06/07/2013)



Após a realização de mais de 100 (cem) inscrições, as atividades e treinamentos do Curso Profissionalizante de Bombeiro Civil na cidade de Ubatã iniciaram neste sábado (06), uma iniciativa do vereador Carlinhos Diplomata através da parceria entre o IBEC (Instituto Beneficente Eletro Carlos) e Instituto de Formação de Bombeiros Civis em Defesa da Vida Região Norte e Sul – BA. Durante a apresentação do corpo diretivo em Ubatã, os alunos conheceram a importância do curso e metodologia para formação dos futuros Bombeiros Civis dentro do regime militar. 


A instituição é de responsabilidade da professora e presidente geral a Sra. Andréia Silva Cardoso, que esteve presente no Colégio estadual de Ubatã. Conforme informações passadas pelo diretor de ensino Leonarde Deiró, as atividades serão intensificadas no decorrer do curso visando o bom condicionamento físico, o que se espera de um profissional da área. 


O Instituto disponibilizará estágios em Empresas Regionais e Corpo de Bombeiros de Jequié, oferecendo certificado de conclusão válido em todo território nacional. Além de Ubatã, município como Barra do Rocha, Ipiáu, Ibirataia, camamú, Eunapolis, Jequi, entre outras; já iniciaram as atividades de formação de Bombeiros Civis. 


Na cidade de Ubatã, o Instituto de Formação de Bombeiros Civis em Defesa da Vida Região Norte e Sul contará também com o apoio do Diretor do Colégio Estadual de Ubatã e da Prefeitura Municipal.


APRESENTAÇÃO À COMUNIDADE 


A cidade de Ubatã conheceu na manhã deste sábado (06) um pouco do trabalho do Curso Profissionalizante de Bombeiro Civil, que após aquecimento e série de exercícios físicos foram executados, os monitores partiram para o centro da cidade em uma grande corrida coletiva, algo que chamou a atenção dos ubatenses e fortaleceu ainda mais o trabalho a ser realizado. Durante o percurso, diversos munícipes agradeceram ao vereador Diplomata pela iniciativa em trazer o curso para comunidade e parabenizaram os jovens que abraçaram a oportunidade. 


INTERCÂMBIO ENTRE AS CIDADES VIZINHAS 


Os aspirantes de Bombeiros Civis dos Municípios de Ipiaú e Barra do Rocha, devidamente uniformizados estiveram presentes na aula inaugural da turma de Bombeiro Civil em Ubatã, um intercâmbio que se fortalecerá no decorrer das atividades, haja vista o espaço propicio para os treinamentos físicos. Por estarem a mais tempo na Instituição, os alunos ajudarão bastante na formação dos bombeiros civis ubatenses. 


CONHECENDO O PROJETO 


O Projeto desenvolvido pelo o Instituto de Formação de Bombeiros Civis em Defesa da Vida Região Norte e Sul tem por objetivo proporcionar atividade de formação profissional, educativa, ética e moral aos jovens visando uma maior competitividade no mercado de trabalho, e lutando por melhor qualidade de vida e conquista de sua cidadania.Conheça mais a ONG

Fonte: BR News

Primeiro dia de treinamento com os aspirantes de Ubatã - BA (06/07/2013)

Neste dia seis de julho, em Ubatã - BA, aconteceu o primeiro treino dos aspirantes do município de Ubatã, contando com a presença dos demais alunos das cidades de Ipiaú e Barra do Rocha - BA.